sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Os Jogadores Brasileiros Jogam por amor?

 


 

 

“E descobri por exemplo que a Nike está em 13 camisas (Arábia Saudita, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Polônia, Portugal e Qatar). Adidas em 7 (Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Japão, México e País de Gales), a Puma em 6, (Gana, Marrocos, Senegal, Sérvia, Suíça e Uruguai)  e 6 seleções restantes cada uma com uma marca de empresa esportiva  (Hummel. Dinamarca, Kappa – Tunísia.  Majid – Irã; Marathon – Equador. New Balance – Costa Rica. One All Sports – Camarões.” (IDE)



Logo depois que a seleção brasileira perdeu para Croácia nos pênaltis, precisei ir ao supermercado. Fui comprar os saudáveis salgadinhos elma chips  da Pepsi para tomar com uma coca da coca-cola company, que paguei com o cartão da visa-Brasil, não sem antes fazer uma pesquisa no meu Celular da Samsung, no google da google, para depois  passar no caixa que tinha o sistema operacional Windows da Microsoft, ah! o supermercado era o Carrefour e o carro no qual eu me locomovi era Ford, que havia sido abastecido no posto Shell todas corporações transnacionais ou internacionais

Muito bem enquanto, eu estava no caixa não pude deixar de ouvir um brasileiro revoltadíssimo com nossa seleção e nossos jogadores: ele esbravejava, falava quase gritando, estava furioso:

-  O Modric da Croácia disse que a força de sua seleção vem do fato de jogarem pelo seu manto sagrado, aquilo sim, eles amam a bandeira de seu país, o Rakimi (latera) nasceu na Espanha e (Bounou) goleiro nasceu no Canadá mas preferiram defender seu país, o Marrocos. O Messi é um exemplo de patriotismo, ele canta com a sua torcida e os ex-jogadores da Argentina, estavam todos no meio da torcida, no meio do povo, mas os brasileiros só pensam em dinheiro, olha o Neymar? Olha as lendas do nosso futebol comendo bife de 9 mil reais, que vergonha. É por isso, que o brasileiro não se identifica com sua seleção e seus jogadores, afinal todos estão jogando na Europa, não estão nem aí para o nosso país.

Ele estava tão nervoso, que eu pedi licença para falar: -  desculpe me intrometer na sua conversa, mas o senhor precisa se acalmar um pouco. Vai enfartar.

Ele me deixou no vácuo e continuou falando ainda mais furioso: - e tem mais, esses caras ganham milhões, não jogam por amor e pelo seu país, não são como os argentinos, os marroquinos, os croatas, os franceses, os americanos.... e saiu bufando, a ponto de infartar... a moça do caixa olhou pra mim com cara de interrogação e meio que concordando com ele. Eu pensei: tenho pouco mais de um minuto, talvez uns 3, até chegar minha vez de pagar, não vai dar tempo de falar muita coisa com alguma seriedade nessas circunstâncias, precisaríamos de uma fila de pronto socorro ou uma internação pra cirurgia, aí sim daria tempo pra fazer uma tese de doutorado e conversar tranquilamente sobre as verdades da copa do mundo do Catar. Então apenas perguntei a ela:  - Você sabe onde joga o Modric, Messi, Rakimi, Bounou, e demais jogadores famosos da copa do mundo que amam suas pátrias?Não. Respondeu a moça. - Eu sei. Disse a ela. - No mesmo lugar no qual jogam Neymar, Vinicius Junior, Richarlison, Alisson, etc. Na Europa, nos países da Europa. 99% dos jogadores da copa do mundo não moram, nem jogam, enfim, não trabalham nos países onde nasceram e que dizem amar com paixão.

Ela me olhou com cara de interrogação e enfado. Para mim ela estava achando confuso aquilo tudo. Como se perguntasse: - como assim, aqueles que o velhinho furioso acusou de antipatriotas e os que ele disse que são patriotas, todos eles,  jogam foram de seus países e nem moram por lá? E todos ganham fortunas nesses lugares defendendo times de outros países?  - Sim. respondi. -  E  tem mais, se você prestar atenção na camisa das seleções, vai ver que elas tem os mesmos patrocinadores: Brasil e Croácia e França são patrocinados pela Nike, por exemplo.

Enquanto registrava minha compra, ela me disse algo surpreendente:  - Então a seleção não é da França, do Brasil ou da Croácia, e da Nike? - Olha, não tinha pensado nisso. Respondi a ela. - Concordo contigo. Enquanto pagava minha conta, fiquei pensando e continuei assim até em casa. Nem sei quanto paguei pela compra. Confiei na moça do caixa. E cheguei a conclusão de que talvez a gente esteja diante de uma mudança de paradigma.  Dei uma rápida pesquisada no site de busca que todos usamos, o google e vi quem são os patrocinadores das 32 seleções na copa do Catar. Aqueles que estão com suas logo-marcas nas camisas das seleções. As mais caras, portanto.  E descobri por exemplo que a Nike está em 13 camisas (Arábia Saudita, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Polônia, Portugal e Qatar). Adidas em 7 (Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, Japão, México e País de Gales), a Puma em 6, (Gana, Marrocos, Senegal, Sérvia, Suíça e Uruguai)  e 6 seleções restantes cada uma com uma marca de empresa esportiva  (Hummel. Dinamarca, Kappa – Tunísia.  Majid – Irã; Marathon – Equador. New Balance – Costa Rica. One All Sports – Camarões).

O que significa que os jogadores destas seleções jogam por estas marcas, além disso, todos eles têm patrocínios particulares dessas e de outras marcas. Então a moça do caixa tinha razão. Na verdade, a copa do mundo transformou-se num torneio de grandes corporações capitalistas mundiais, travestido de campeonato entre seleções nacionais.  E aquele discurso de que uns jogadores jogam por amor ao seu manto sagrado como por exemplo, o Messi, Modric, Kakimi, Bounou, suas bandeiras nacionais, e o Neymar Casemiro, Tiago Silva, Mbapé, Lukaku  jogam por dinheiro não amam seus países de origem,  é conversa pra boi dormir.

Vamos então acertar o nome das seleções. O correto é a gente dizer: A seleção brasileira da Nike, perdeu para a seleção  croata da nike, a Seleção francesa da Nike ganhou da seleção inglesa da nike, a Seleção Portuguesa da Nike perdeu para a seleção marroquina da Puma, a seleção argentina da adidas ganhou da seleção holandesa da nike e a seleção espanhola da Addidas goleou a seleção costaricence da New Ballas, a seleção brasileira da  Nike goleou a seleção coreana da nike e a seleção alemã da addidas foi derrotada pela seleção japonesa da Addidas.

 Esta é a mudança de paradigma, os jogadores não jogam mais para defender seus países, mas para defender seus patrocinadores, não jogam mais pelas nações, jogam pelas corporações, não jogam pelo capital nacional, jogam pelo capital transnacional. Esta parece ser a mudança de paradigma que a moça do supermercado descobriu sem saber. Querer que os jogadores sejam patriotas nacionalistas nessas condições é como querer que os meteorologistas e astrônomos façam a dança da chuva para fazer chover no deserto ou combater o aquecimento global. Podem dançar ao redor do círculo, assim como os jogadores botem bater no peito e cantar os hinos nacionais apaixonadamente com sua torcida. Mas o efeito é o mesmo da dança da chuva. Aliás, pensando bem, porque os jogadores e soldados deveriam se matar para defender suas pátrias? O que eles defenderiam? Eles são donos dos países onde nasceram? O Messi foi aos 13 anos pra Espanha jogar na empresa Barcelona, e hoje joga no time do Xeiki do Catar o Paris San Germain na França, o RaKimi  do Marrocos joga no Paris San Germain, o Mbape da França e o Marquinho do Brasil também, aliás uma das cenas mais belas que vi na copa, foi a dos meninos italianos comemorando alucinadamente o gol do Rakimi marroquino que joga na França contra a Espanha do Sergio Busquets que é patrocinado pela Nike e joga no Barcelona, onde jogou Messi, Neymar. A copa do mundo de 2022, na realidade, o futebol em 2022 nos mostra na figura dos jogadores, dos clubes e das seleções que o capital está absolutamente internacionalizado. Quer saber, viva a internacional e abaixo o nacional. Kkkk acho que é isso. Devemos ser cidadãos do mundo, já que somos proletários do mundo, ops jogadores e torcedores do mundo. Queria que a seleção brasileira da Nike fosse campeão e vou continuar torcendo, depois torci pra seleção marroquina da puma ser campeã,  não deu, então, comemorei  no meu coração com a vitória da seleção argentina da adidas e fiquei muito feliz de ver os africanos franceses da seleção francesa da nike ficarem em segundo lugar viva a internacional de novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário