segunda-feira, 27 de abril de 2020

Manifesto em Defesa da Vida!



Chamamos atenção daqueles que defendem a volta ao trabalho em meio a Pandemia: Vereadores, Deputados de todas as esferas e membros do poder Executivo, Presidente, Governadores e ministros e Secretários e Prefeitos, bem como, autoridades Econômicas e Empresários de todos as áreas da Economia, Homens e Mulheres cujas decisões e opiniões afetam milhões de pessoas.



Aos Senhores que defendem o afrouxamento da quarentena no momento em que todos os órgãos competentes, cientistas e especialistas do mundo inteiro recomendam o isolamento social.

Cada um de nós, trabalhadores, o povo, que aceitarmos ou formos obrigados a aceitar esta proposta
estaremos assinando o próprio atestado de óbito ou concordando que alguém próximo ou conhecido pode morrer!

Seria um efeito cascata retornar ao trabalho e às suas rotinas “normais” (entre aspas porque a normalidade não será a mesma conhecida de antes dessa Pandemia).

O trabalhador (sempre ele ou ela, o responsável em fazer com que tudo funcione) preocupado em manter seu sustento, da sua família e com medo de perder o emprego retornaria ao trabalho.

Porém, as escolas pelo decreto estadual e seguindo as recomendações oficiais, permanecem fechadas.


Muitos não tem com quem deixar seus filhos ou quando têm, deixam com os avós que, entretanto, pertencem ao grupo de risco! 


Neste cenário, ignoraríamos o que está acontecendo no mundo inteiro (muito além da bolha onde muitos ainda vivem).

Com a transmissão comunitária do vírus SARS-COV 2 (Covid 19 ) que já existe no Brasil ( ninguém está imune), não precisa ser do grupo de risco para transmitir ou adoecer!


O trabalhador (a) adoece, pessoa doente e internada não trabalha OU se trabalhar (afinal precisa manter seu sustento) irá transmitir aos demais trabalhadores devido a alta taxa de contaminação desse vírus. 

Para os que dizem que basta se cuidar e seguir as recomendações de higiene, saibam que, as formas de transmissão vão além do contato físico, já que ainda há incertezas quanto ao tempo que o vírus sobrevive em diferentes tipos de superfícies! 


O tempo de manifestação dos sintomas varia de pessoa para pessoa e assim o trabalhador (a) volta para casa (ou continua trabalhando) sem saber que teve contato com o vírus e passa para aqueles que vivem em sua casa! 

Pode não ser a sua realidade, mas acredite, não são raras as casas nas quais residem juntas mais de uma família, uma pessoa contaminada nesses lugares seria uma bomba relógio que não escolhe quem vai ser o próximo e o efeito pode ser catastrófico! 

Diante desse cenário teríamos uma realidade com várias pessoas contaminadas com sintomas leves ou graves, precisando de internação ou não.

Somadas à outras doenças e acidentes que já existiam, não tem como isso dar certo, não há hospital (principalmente no interior) com capacidade para dar conta desse cenário! 


Os testes são insuficientes, os resultados de exames demoram a chegar.



Saber quem e quantos de nós estaríamos infectados, é simplesmente impossível devido a subnotificação, mascarando nossa real situação! 


É política suja e desrespeitosa com o povo e com os trabalhadores incentivar que retornem ao trabalho e que os comércios abram diante dessa situação! 

Isto é encurralar o povo e os trabalhadores entre o medo do vírus e o medo de perder o emprego.




Diante disto alertamos:

1. Todas as autoridades acima citadas que estimularem, por meio de manifestos ou decretos oficiais ou em redes sociais, a quebra da quarentena e do Isolamento Social, que assumam a responsabilidade pelas mortes e pelo estado de calamidade que estamos prestes a enfrentar!


2. Que o Fundo Público (Impostos e taxas) seja colocado a serviço da vida. Do combate a pandemia e da garantia da vida da população trabalhadora e da população em geral.


3. Que todo o sistema de saúde público e privado sejam colocados a serviço do combate a pandemia e garantia da vida.

4. Que os quartos dos grandes hoteis sejam requisitados, caso seja necessário, para leitos e UTIs móveis

5. Que sejam cobrados impostos sobre as grandes fortunas para socorrer os mais necessitados

6. Que sejam proibidas demissões e reduções de salários até o fim da pandemia

7. Que haja aumentos de salários para todos os trabalhadores da saúde.

8. Isolamento horizontal até vencermos o vírus. Visto que, há uma subnotificação dos dados . As autoridades governamentais alegam falta de recursos. Fontes técnicas indicam que há de 8 a 10 vezes mais contágios e morte do que os anunciados oficialmente.




"Que a vida seja colocada em primeiro lugar, acima do lucro e de planos econômicos"

Os Trabalhadores criam tudo, portanto, eles merecem, no mínimo ter sua vida preservada 



Assinam este manifesto:

IDE (Inconformados e Divergentes) Educacionais.

CCME (Circulo Comunista Marco de Estrada)

Casa da Solidariedade

C.E.P. Jacuba (Coletivo de Educação Popular, Jacuba)

Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC)

GEMMARX - Grupos de estudos Marxistas do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário