terça-feira, 25 de abril de 2017

Braços Cruzados, Máquinas Paradas: 'Esquenta' Para o dia 28 de Abril!!


"Se Cruzarmos os Braços, as máquinas param
e no silêncio se ouvirá o nosso grito:
Trabalhador unido, jamais será vencido"
                                 
                   
                       (Canção dos trabalhadores)
                   

Na próxima sexta, 28 de abril, os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros darão mais uma demonstração de sua coragem e rebeldia, o Brasil irá parar para dizer um estrondoso NÃO ao grande Capital e seus lacaios tecnocratas do Congresso Nacional e do Governo, que pretendem com suas 'reformas', retirar direitos e assim aumentar seus lucros e a exploração da classe trabalhadora.

Quem diz que o povo brasileiro é acomodado, pacífico, que não é de nada, etc ,etc, etc, não sabe nada de nossa história. Todos os direitos que temos  hoje, fomos nós que os conquistamos. 

Alguns destes direitos foram tem mais de cem anos, como aqueles conquistados pela grande greve de 1917, nas principais cidades Brasileiras, principalmente Rio de Janeiro, Sorocaba, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, entre tantas

Por isto, nós, do NORTE, resolvemos preparar uma seleção de filmes e documentários para fazer uma especie de  'esquenta' para homenagear o dia 28/04. É só clicar nos links e aproveitar:


ABC da Greve (1990)


O filme cobre os acontecimentos na região do ABC paulista, acompanhando a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter êxito em suas reivindicações, decidem-se pela greve, afrontando o governo militar. Este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. Mobilizando numeroso contingente policial, o governo inicia uma grande operação de repressão. Sem espaço para realizar suas assembleias, os trabalhadores são acolhidos pela igreja. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo. Mas o movimento sindical nunca mais foi o mesmo.






Braços Cruzados, Máquinas Paradas (1979)



São Paulo, 1978. Três chapas disputam a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o maior da América Latina, com 300.000 associados, e presidido por um "pelego", desde o golpe militar de 1964 . Em meio à eleições, eclodem as primeiras greves operárias que iriam mudar o país. “Braços Cruzados Máquinas Paradas" revela, em narrativa envolvente, como funciona a estrutura sindical brasileira, de inspiração fascista. É também o primeiro documentário de longa-metragem sobre as chamadas "greves espontâneas", ocorridas em São Paulo, 10 anos após a decretação do AI-5. Tais greves, que culminaram em um amplo movimento social que traria de volta a democracia ao país, estão na base dos acontecimentos que levaram à eleição do primeiro presidente operário da América Latina.






A Greve (1924)



Em 1924, o jovem Sergei Eisenstein, então com 26 anos, dirigiu o filme que mudaria a estética e a linguagem do Cinema Soviético, A Greve é uma visionária experimentação de manipulação de imagem. Recriando brilhantemente a greve que ocorreu em 1912 na Tsarist Rússia, num conflito entre operários e polícia.






Queimada (1969)



Em 1845, numa ilha do Caribe que tem o nome de Queimada, desembarca um agente britânico, William Walker (Marlon Brando). Intelectualizado, bem-falante, ele fomenta na população de escravos a idéia da revolução contra os colonizadores portugueses. Encontra até a figura ideal de um líder para moldar, o estivador José Dolores (Evaristo Marquez), a quem incita inclusive a roubar um banco para financiar a rebelião. Um outro rebelde, o funcionário de hotel Teddy Sanchez (RenatoSalvatori) será levado a assassinar o governador local, facilitando a tomada do poder pelos revolucionários.
Uma vez no comando, o novo governo descobre os limites de seu poder. O agente Walker era, na verdade, um homem a serviço do Almirantado Britânico e de industriais açucareiros ingleses, que apenas procurava tirar os colonizadores portugueses do caminho.
Agora, os empobrecidos novos governantes descobrirão que não têm alternativa senão vender o açúcar, principal produto da ilha, aos ingleses, em condições desvantajosas.
Dez anos depois, Walker e Dolores estarão de novo frente a frente, quando o segundo decide liderar uma nova revolução e o inglês volta para sufocá-la - nem que para isso tenha de queimar novamente toda a ilha e aniquilar a população, como fizeram os portugueses ali, em 1520. Este episódio da queimada referia-se a fatos reais, ocorridos no Caribe, só que cometidos por colonizadores espanhóis. 






E para terminar, o clássico!!!

Eles Não Usam Black Tie (1981)



Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.





Um comentário: