segunda-feira, 23 de março de 2020

O caminhar para uma distopia...

Por Bruna


Proponho neste texto uma reflexão acerca de uma imagem que temos visto circulando pela internet, expondo uma intersecção de alguns diagramas com livros classificados como distopias, e dizendo que estamos vivendo justamente nela!! Você concorda??


Em oposto à utopia, que prevê uma sociedade perfeita, permeada por um sistema, uma organização ideal, onde todos são felizes e concordam com os meios e modos de vida, nessas distopias os cidadãos estão à mercê de um poder tirânico e totalitário exercido sobre os grupos que nela vivem, não prezando por um bem-estar coletivo, mas sim a favor de uma ideologia do grupo que detém o poder. Nesse modo de “governar” existe corrupção e diversos privilégios para quem “manda”, sendo que o poder é mantido às custas de, por exemplo, não existência de privacidade e liberdade, com controle constante da vida pessoal e pública dos cidadãos e perseguição de quem não concorda com o a situação imposta.
Ao ler esses livros mostrados no diagrama acima, vejo muitas semelhanças com o que vivemos na atualidade, em situações que nos colocam no caminhar para esses extremos tirânicos, com uma vida miserável e sem liberdade.
Poderia falar de qualquer um deles, todos muito marcantes, mas vou falar um pouquinho do “O Conto da Aia” de Margaret Atwood, publicado em 1985, mas escrito em 1956, talvez por ter sido, dentre os citados acima, o que li mais recentemente. O livro também virou a aclamada série “The Handmaid’s Tale”! Recomendo ambos!
Nesse livro, que se passa na república de Gilead, instaurada após uma revolução teocrática, que tem lugar onde antes eram os Estados Unidos da América, anulando totalmente a sociedade anterior. Nessa república, existem as Aias, servas que possuem apenas a função de procriar, servindo de barriga de aluguel, pois após desastres ambientais, a maioria das mulheres não são férteis. Nessa sociedade nunca a infertilidade do homem é cogitada, sempre a mulher que pode ou não ser infértil. As Aias são alocadas na casa daqueles que comandam esse novo poder, são afastadas de seus familiares anteriores, perdem totalmente sua liberdade e são proibidas de diversas coisas, dentre elas de ler e escrever. Inclusive é um mistério como e quando a aia Offred escreve o livro, que é descoberto em uma sociedade, muitos anos após os eventos narrados.
Para além do funcionamento da sociedade, o que mais me chocou foi como as coisas foram acontecendo. No começo, tiraram os empregos das mulheres e o direito de lidar com seu próprio dinheiro, apenas os maridos ou algum homem poderia fazer isso. O Congresso foi aniquilado e a Constituição derrubada, mas não se importaram, pois foi dito que era provisório e logo seria restabelecida a normalidade... Essa maneira de como as coisas vão acontecendo e como nós, vamos aceitando, é muito preocupante e tem diversas semelhanças com a realidade atual!
O modo como passamos por um golpe parlamentar em 2016 e como nosso país está sendo governado, servindo às vontades da mão nem tão invisível assim do “mercado” (ou podemos ler “rentistas”); o modo como estamos aceitando as frases e justificativas toscas do tipo “pergunta para tua mãe, o comprovante que ela deu para teu pai”[1] vinda do cargo mais alto do executivo; a maneira como emendas constitucionais e medidas provisórias que estão alterando modos de vidas historicamente e democraticamente construídos; a forma como estamos perdendo direitos na calada da noite, com atitudes déspotas e com a passividade das pessoas...
O mais assustador acontece agora, neste exato momento, na tentativa de convencer o cidadão brasileiro em “compartilhar o prejuízo” causado pelo Corona Vírus, reduzindo salários e recursos financeiros da população para ajudar as empresas a economizarem sua folha salarial, o fechamento de cidades, aeroportos, controle de quantidade de itens comprados em supermercados, sob a ameaça de um vírus, me leva a pensar que infelizmente estamos caminhando (ou correndo?) para uma distopia... Ah, Thomas More, como eu queria que estivéssemos a caminho de sua Utopia!!



[1] Pode ser conferido no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aXww5XXoPeU

Nenhum comentário:

Postar um comentário