domingo, 24 de dezembro de 2017

O Racismo é uma bobagem 3: Liberdade não se dá, a gente mesmo conquista,



Liberdade não se dá, a gente mesmo conquista, a Lei Áurea foi exigência do mundo capitalista”. Este refrão de um samba muito bonito e muito o pouco conhecido no Brasil, revela a mensagem central dos filmes que compartilhamos em nosso blog, como parte da série, o “Racismo é uma bobagem”. 

Cansados de esperar do sistema a solução dos seus problemas, os negros resolvem ser protagonistas. Descobrem que é possível construir o futuro a partir de ações no presente, que o primeiro ato para a eliminação definitiva do racismo, depois de começar a agir, é organizar uma nova sociedade na qual quem produz e governa são os mesmos.


Bons filmes a tod@s!


PANTERAS NEGRAS



Oakland, Califórnia, 1967. Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance) são amigos, que formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. O partido faz tudo isto sem transgredir alguma lei. Logo brancos conservadores começam se sentir incomodados e planejam se livrar desta "ameaça", mesmo que tenham de desrespeitar a lei.


Elenco:

Kadeem Hardison (Juiz) 
Bokeem Woodbine (Tyrone) 
Joe Don Baker (Brimmer) 
Courtney B. Vance (Bobby Seale) 
Tyrin Turner (Cy) 
Marcus Chong (Huey Newton) 
Anthony Griffith (Edridge Cleaver) 
Bobby Brown (Rose) 
Angela Bassett (Dra. Betty Shabazz) 
Nefertiti (Alma) 
James Russo (Rodgers) 
Jenifer Lewis (Rita) 
Chris Rock (Yuck Mouth) 
Roger Guenveur Smith (Pruitt) 

Duração: 121 minutos
Direção: Mario Van Peebles
 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR!




QUEIMADA!


Em 1845, numa ilha do Caribe que tem o nome de Queimada, desembarca um agente britânico, William Walker (Marlon Brando). Intelectualizado, bem-falante, ele fomenta na população de escravos a idéia da revolução contra os colonizadores portugueses. Encontra até a figura ideal de um líder para moldar, o estivador José Dolores (Evaristo Marquez), a quem incita inclusive a roubar um banco para financiar a rebelião. Um outro rebelde, o funcionário de hotel Teddy Sanchez (RenatoSalvatori) será levado a assassinar o governador local, facilitando a tomada do poder pelos revolucionários.
Uma vez no comando, o novo governo descobre os limites de seu poder. O agente Walker era, na verdade, um homem a serviço do Almirantado Britânico e de industriais açucareiros ingleses, que apenas procurava tirar os colonizadores portugueses do caminho.
Agora, os empobrecidos novos governantes descobrirão que não têm alternativa senão vender o açúcar, principal produto da ilha, aos ingleses, em condições desvantajosas.
Dez anos depois, Walker e Dolores estarão de novo frente a frente, quando o segundo decide liderar uma nova revolução e o inglês volta para sufocá-la - nem que para isso tenha de queimar novamente toda a ilha e aniquilar a população, como fizeram os portugueses ali, em 1520. Este episódio da queimada referia-se a fatos reais, ocorridos no Caribe, só que cometidos por colonizadores espanhóis. 


Elenco:

Marlon Brando ... Sir William Walker
Evaristo Márquez ... Jose Dolores
Norman Hill ... Shelton
Renato Salvatori ... Teddy Sanchez

Duração: 115 minutos

Direção: Gillo Pontecorvo




A NEGAÇÃO DO BRASIL



O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.


Duração: 90 minutos
Direção: Joel Zito Araújo 




GANGA ZUMBA



O filme começa num engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro, entre os séculos XVI e XVII. Inspirados pelo Quilombo dos Palmares, uma comunidade de negros fugidos da escravidão, situada na Serra da Barriga, alguns escravos tramam a fuga para lá. Entre eles, se encontra o jovem Ganga Zumba, futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a América.


Elenco:

Antonio Pitanga (Ganga Zumba)
Léa Garcia (Cipriana)
Eliezer Gomes (Anoroba)
Luiza Maranhão (Dandara)
Antônio Andrade
Zózimo Bulbul
Jorge Coutinho
Dona Zica da Mangueira
Cartola
Paulo Emílio Sales Gomes

Duração: 92 minutos
Direção: Cacá Diegues



(Para assistir aos filmes do blog é necessário criar uma conta gratuita no V.K: www.vk.com).


Nenhum comentário:

Postar um comentário