sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Páginas da Revolução ou Como é a Vida Num pais Governado por Fascistas..






Uma história que ao mesmo tempo mete medo e nos enche de esperança.


Para quem quer e pede uma ditadura, este filme traz um belo modelo. Trata-se de Portugal do Salazar nos anos 1930. Ditadura em Portugal e guerra civil na Espanha com o sanguinário Francisco Franco que deu um golpe nos republicanos. (Ambos militares).

Quem acha que ditadura é só para a esquerda assista o filme. É a história de um velhinho conservador, Dr Pereira, responsável pela página cultural de um jornal também conservador de Lisboa, que é espionado pela empregada em sua própria casa. Ele fala com a fotografia de sua esposa já falecida, mas não fala, não gosta nem quer se envolver com política.

Ao procurar alguém para escrever necrológios (homenagens a mortos famosos), conhece o jovem Monteiro Rossi que ama a vida e não a morte, que te uma namorada e um  primo que lutam contra o fascismo durante a guerra civil espanhola, iniciada pelo General Francisco Franco, que derrubou o governo republicano democraticamente eleito por meio de um golpe sanguinário.

Depois deste encontro, a vida e a visão de mundo de Dr Pereira nunca mais serão as mesmas. Sua opinião sobre a resistência ao fascismo e sobre a luta pelo socialismo se transformam radicalmente.

Assista o filme sozinho, mas se puder, dê preferência  para vê-lo com os amigos e depois nos conte o que achou.


IDE do NORTE.


Elenco:


Marcello Mastroianni 

Joaquim de Almeida 

Daniel Auteuil 

Stefano Dionisi 

Nicoletta Braschi 

Marthe Keller 

Teresa Madruga 

Nicolau Breyner 


ASSISTA AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário