terça-feira, 29 de março de 2016

Parada do Velho Novo

O poema que publicamos a seguir é antigo, mas é perfeito para explicar estes nossos dias conturbados: 

Um velho Secretário de Educação conservador apresenta-se como novo, um novo partido tornou-se velho e tenta reapresentar-se como novo, um movimento que reivindica a opressão e a exploração e traz consigo ideias racistas e xenófobas apresenta-se como novo, velhos partidos apresentam-se como a mais nova saída para a crise, a velha imprensa que na última década foi “salva” de sua crise financeira particular pelo novo-velho apresenta-se como a mais nova defensora da ética, moral e honestidade .... Tempos difíceis. O Novo, entretanto, que é a Igualdade econômica entre os homens e a comunidade humana sem explorados ou exploradores e sem preconceito é apresentado como o  mais atrasado, como o mais perfeito  Velho.

Boa leitura

  Parada do Velho Novo


Eu estava sobre uma colina e vi o Velho se aproximando, mas ele vinha como se fosse o Novo. Ele se arrastava em novas muletas, que ninguém antes havia visto, e exalava novos odores de putrefação, que ninguém antes havia cheirado.

A pedra passou rolando como a mais nova invenção, e os gritos dos gorilas batendo no peito deveriam ser as novas composições. Em toda parte viam-se túmulos abertos vazios, enquanto o Novo movia--se em direção à capital.

E em torno estavam aqueles que instilavam horror e gritavam. Aí vem o Novo, tudo é novo, saúdem o Novo, sejam novos como nós! E quem escutava, ouvia apenas os seus gritos, mas quem olhava, via pessoas que não gritavam.

Assim marchou o Velho, travestido de Novo, mas em cortejo triunfal levava consigo o Novo e o exibia como Velho. O Novo ia preso em ferros e coberto de trapos; estes permitiam ver o vigor de seus membros.

E o cortejo movia-se na noite, mas o que viram como a luz da aurora era a luz de fogos no céu. E o grito: Aí vem o Novo, tudo é novo, saúdem o Novo, sejam novos como nós! Seria ainda audível, não tivesse o trovão das armas sobrepujado tudo.
(Bertold Brecht)

Nenhum comentário:

Postar um comentário